Por certo período, o aluno com nota baixa fica acompanhado de certas companhias, e entre elas estão: os bicos, os choros, os castigos, enfim, uma série de chateações. É, realmente, quando a nota baixa chega aos boletins escolares, que ela é capaz de fazer o “tempo fechar” na vida de um aluno.
Os momentos difíceis já começam no ato da notícia, que é aquela hora de ouvir “aqueles” comentários do professor e também é quando o aluno percebe alguns “errinhos” que andou cometendo... Em seguida é a vez de enfrentar as “orientações” dos pais, e, neste momento, corre o risco de pegar um castigo do tipo ficar em casa nos fins de semana para se dedicar aos estudos. E, por fim, ainda é preciso elaborar aquele discurso recheado de lamentações e/ou justificativas, que geralmente são mal aceitas.
É verdade que a nota baixa é uma causadora de grandes chateações não só para alunos, mas como também é para pais e professores.
Os momentos difíceis já começam no ato da notícia, que é aquela hora de ouvir “aqueles” comentários do professor e também é quando o aluno percebe alguns “errinhos” que andou cometendo... Em seguida é a vez de enfrentar as “orientações” dos pais, e, neste momento, corre o risco de pegar um castigo do tipo ficar em casa nos fins de semana para se dedicar aos estudos. E, por fim, ainda é preciso elaborar aquele discurso recheado de lamentações e/ou justificativas, que geralmente são mal aceitas.
É verdade que a nota baixa é uma causadora de grandes chateações não só para alunos, mas como também é para pais e professores.
Os alunos encontram os mais variáveis motivos: uns ficam tristes pelo mau desempenho escolar, outros estão mais preocupados com a reação dos pais do que com a avaliação negativa que a nota baixa representa.
Os professores, por sua vez, sentem-se insatisfeitos por não verem totalmente realizado aquilo que é o maior objetivo: o sucesso do aluno no aprendizado.
Diante de tantas vítimas da desagradável nota baixa, o mais importante, talvez, é perceber que a nota baixa é um indício de que existe algo para ser melhorado: o aluno começa a perceber que é preciso encarar os estudos de uma maneira diferente e o professor pode encontrar uma forma de trabalhar melhor o conteúdo e quem sabe até os critérios de sua avaliação.
Então, como é que você vê esta questão? Envie seu ponto de vista e percorra pelas linhas abaixo para ler os comentários de alunos, professores e outros participantes desta troca de idéias.
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