Desabafos
Qual o seu preço? Fale e vá para frente das câmeras ser tripudiado. Parece piada, e é, de muito mau gosto, mas ultimamente algumas pessoas famosas estão se submetendo a situações vexatórias, para... dinheiro? Fama? Nem sei.
A primeira aparição deste nível foi a de Beto Barbosa, numa propaganda em que aparecia como sinônimo de cafonice. Andei me perguntando se ele não havia entendido o conteúdo da “brincadeira”, para promover uma marca de cerveja, mas não cheguei a uma conclusão, e terminei abdicando de tentar encontrar tal resposta. E, parou por ai. Parou por ai? Nada.
Ligo a TV e lá está o Biafra espantando um ladrão de automóvel, para promover uma seguradora, ao cantar. No comercial, Biafra estava no carro levado de assalto, e ao cantarolar para o meliante ele bate em retirada, praticamente em desespero. Até agora fico me perguntando se realmente não haveria alguma sacada fenomenal por trás da peça publicitária, porque eu prefiro não acreditar no sentido daquela coisa. “Os humilhados serão reembolsados”, na certa.
Beto Barbosa e Biafra passaram a frequentar, com as suas aparições, o rol dos meus dissabores!... Vergonha alheia! Dias tendo que ver isso na TV, repetidas vezes. Porém, não imaginava que o pior ainda estava por vir, numa versão internacional da mesma linha humilhado-reembolsado. Nela, o ator Ricardo Macchi contracena com Dustin Hoffman. Até aí, tudo bem, porém a alegoria infame relaciona o produto da propaganda, um carro pequeno no tamanho e grande em qualidade, com os atores. Ricardo Macchi é “submetido” a fazer o papel do grande no tamanho, e pequeno no talento, enquanto Dustin Hoffman é o pequeno no tamanho, e grande no talento... Tal qual o carro!
Se a propaganda é a alma do negócio, não cabe vender a alma a propaganda, em nome de qualquer negócio. É constrangedor ver as pessoas humilhadas, naquilo que escolheram como arte, profissão, em nome de... dinheiro? Fama? Nem sei...
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