Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

quinta-feira, 12 de julho de 2012

FALCATRUAS: Blatter sabia de propinas pagas a Havelange e Teixeira


Blatter diz que sabia de comissões: 'Não eram sequer uma infração...'

Presidente da Fifa comenta documentos que identificam Ricardo Teixeira e João Havelange como beneficiários de R$ 29,4 milhões em comissões


Blatter, presidente da FIFA, durante conferência no Paraguai (Foto: EFE)Blatter admitiu que sabia das comissões, mas
comemorou relatório (Foto: EFE)
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, deu uma entrevista ao site da entidade e comentou a revelação dos documentos da justiça suíçaque, na quarta-feira, identificaram Ricardo Teixeira e João Havelange como beneficiários de R$ 29,4 milhões em comissões pagas pela extinta firma de marketing ISL.

Blatter admitiu que sabia dos pagamentos (ele era secretário-geral da Fifa na ocasião) e que está identificado no relatório como "P1" - mas disse que as comissões pagas a Havelange e Teixeira "não eram crimes na época".

- Naquela época as comissões podiam ser deduzidas do imposto de renda como despesas de negócio. Não podemos julgar o passado pelos padrões do presente - disse o dirigente.

Veja abaixo a transcrição da entrevista de Blatter ao site da FIFA:
Sr. Blatter, o Senhor é o P1?
- Sim. Sou eu.
Por que todo esse anonimato? Com isso a especulação nunca terminará...
Foi a Corte Federal Suíca que decidiu tornar o documento da ISL anônimo. Até onde sei, todo o documento poderia ter sido publicado integralmente - o que acabaria com essa especulação. No entanto, a Corte Federal decidiu que o "nome de todos os terceiros não-acusados" deveriam permanecer anônimos. Não sou acusado - logo fui citado anonimamente como P1 - o que, honestamente, não era difícil de deduzir.
O senhor supostamente sabia.
Sabia o que? Que comissões eram pagas? Naquela época esses pagamentos podiam ser deduzidas do imposto como despesas de negócio. Hoje eles seriam punidos pela lei. Não podemos julgar o passado baseado nos padrões do presente. Senão... isso acabaria com a justiça moral. Eu não poderia saber sobre uma infração penal que não era sequer uma infração..
O caso foi encerrado do ponto de vista legal. Mas ainda não há uma questão ética a ser respondida?
Claro. Por isso começamos a reforçar nossos mecanismos de controle: para evitar que algo assim aconteça no futuro. O Comitê de Ética, que foi criado em 2006 por minha iniciativa, é um resultado direto do Caso ISL. O processo de reforma esta movendo exatamente nesta direção. Para reforçar o sistema judicial da Fifa alguns passos importantes foram tomados com a introdução de um sistema bicameral - um corpo contencioso e um corpo investigativo. O Comitê Executivo apontará os responsáveis por essas duas câmeras na semana que vem.
Ricardo Teixeira e João Havelange são identificados no relatório da ISL. Teixeira renunciou do Comitê Executivo, mas Havelange ainda é Presidente Honorário. O senhor vai chamá-lo a prestar contas?
Não tenho o poder de fazer isso. O Congresso da Fifa o nomeou Presidente Honorário. Somente o o Congresso pode decidir seu futuro..
Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA