Apesar de ser uma ferramenta de segurança bastante conhecida ainda tem gente que ignora a faixa de pedestre. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) calcula que Aracaju tem aproximadamente 4 mil faixas para a travessia das ruas e avenidas da capital sergipana.
Mas o que se vê no dia a dia são motoristas e pedestres que não respeitam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Isso é uma falta de respeito às pessoas principalmente por parte dos motociclistas que não param na faixa”, afirma o bancário Augusto Lima. Ele acredita que o que falta para resolver o problema é educação e também punitição.
“Nós colocamos orientadores de trânsito nas principais faixas e nas ruas mais movimentadas da cidade. No horário de pico nós também colocamos agentes de trânsito”, informa Everaldo Lopes da Silva, supervisor de trânsito da SMTT.
No cruzamento das ruas Sergipe e Santa Catarina no bairro Siqueira Campos a visibilidade da faixa é outro problema, quatro estão apagadas. “Há uma manutenção. O que acontece é que nas vias com mais trânsito elas apagam mais rápido, mas existe a preocupação de acender essa pintura”, garante Everaldo.
A multa é de R$ 191,69 para o motorista que não parar na faixa, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Alguns pedestres ignoram a presença do item de segurança a poucos metros e se arriscam na travessia, para eles a multa é R$ 26,60. Segundo a SMTT, é difícil multar os transeuntes, pois precisaria de mais funcionários.
Do G1 SE
Nenhum comentário:
Postar um comentário