O debate foi promovido pela TV Sergipe, afiliada da Rede Globo
Foto: Yala Sena/Especial para Terra
"Pedimos a ele que não retirasse sua candidatura devido ao respeito que nós devemos ter com o eleitor, mas infelizmente sua decisão pessoal prevaleceu, portanto, respeitamos a sua posição", disse. O presidente do PPS, Arnaldo Júnior, informou que ainda nesta sexta-feira vai escolher o candidato a vice-prefeito. "Ainda não pensamos em um nome, mas faremos uma reunião logo pela manhã e definiremos", disse.
O debate não contou com a presença do candidato João Alves Filho (DEM), considerado o mais forte adversário neste pleito e líder nas pesquisas de intenção de voto. João não participou de nenhum debate político durante a campanha eleitoral de 2012. Com isso, o encontro entre os outros quatro candidatos presentes foi mais uma vez "morno".
O clima esquentou apenas durante as entradas de Almeida Lima, que desde o início da campanha vem adotando uma postura mais agressiva contra, principalmente, os dois candidatos que estão à frente das pesquisas e já encaram um possível 2° turno: João Alves e Valadares Filho (PSB). Os candidatos Reynaldo Nunes (PV) e Vera Lúcia (PSTU) optaram por um debate mais ameno e aprofundaram alguns pontos de seus planos de governo para o telespectador, além de confrontar ideias com os seus adversários.
Já no primeiro bloco, Almeida escolheu o candidato do PSB para disparar a sua revolta. Com o tema "Plano Diretor", escolhido por meio de sorteio, Almeida falou sobre o fato de Valadares receber apoio do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), e ainda ter as suas vinculações com todo o latifúndio urbano da cidade e com todos aqueles que são os empreendedores de Aracaju. "Como você vai se desvencilhar desse bando sem se render a essas amarras políticas?", questionou.
Valadares nem respondeu a pergunta de Almeida e iniciou a sua palavra lamentando a ausência do ex-governador João Alves Filho em mais um debate. "Hoje ele demonstra que não está sintonizando com a democracia e não está preparado para governar a cidade de Aracaju", ressaltou.
O candidato do PPS aproveitou um dos momentos de sua fala para se solidarizar junto ao governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), que está internado no Hospital Sirio-Libanês, em São Paulo, devido à confirmação, na última segunda-feira (1º), de uma neoplasia gastrointestinal, que é um câncer no estômago. Logo após a mensagem solidária, Almeida atacou João Alves Filho e protestou sobre a justificativa do candidato do DEM de não poder comparecer ao debate.
"O direito dele não vir, ele tem, mas agredir os seus oponentes, não. Ele disse que se viesse seria agredido. Mentiu vergonhosamente. João não veio ao debate porque é um homem decrépito. A sua decrepitude que não permite que ele venha pela sua fraqueza física e psicológica. Além disso, ele não tem condições de apresentar aqui ao público as justificativas pelos dois processos que ele enfrenta por corrupção", opinou Almeida.
A surpresa veio logo no final do debate. A primeira a fazer as suas considerações finais foi a candidata Vera Lúcia. "Só é possível governar e entender um programa que entenda de fato as demandas mais sentidas da população, quem de fato tem independência politica. E só tem independência política quem tem independência financeira. Nesse momento, quero assegurar que fomos patrocinados somente pelos trabalhadores. Só nós que é que vivemos a realidade da classe trabalhadora. Venham conosco construir uma nova realidade de Aracaju", disse.
Já o candidato do PV destacou que fez uma campanha ética, sustentável e transparente. "Não usei carros de som e procurei não poluir a cidade. Durante a campanha apresentei as propostas e nenhuma mirabolante, explicando como fazer cada uma", afirmou Reynaldo Nunes.
Valadares Filho concluiu mais uma vez criticando a ausência do candidato do DEM. "João Alves não participou de um momento democrático e não está preparado para administrar Aracaju. Aracaju tem a oportunidade de ter um novo prefeito com 32 anos e que tem ideias novas para governar. Visitei todos os bairros da capital durante a campanha, conheci os problemas de cada um e prometo solucioná-los com o apoio de Dilma Rousseff e Marcelo Déda", afirmou.
05 de outubro de 2012 • 04h20 • atualizado às 08h24
Viviane Paixão - Direto de Aracaju - Especial para Terra
Foto: Yala Sena/Especial para Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário