Você que pensa em comprar um carro em 2013, fique sabendo que ao adquirir o seu financiamento, caso opte por essa modalidade, estará contribuindo por tornar o Brasil, o quarto país na lista dos maiores no mercado de veículos do mundo. Somente neste ano, as vendas devem bater na marca de 3,8 milhões de unidades. Os dados são da Agencia Estado.
Em contrapartida, muitos dos consumidores que contribuíram para que o país chegasse a essa marca, vivem num ‘perrengue’ danado para pagar as prestações que teimam em vencer mês a mês, quando não tem o carro tomado por falta de pagamento.
O índice de inadimplência que era de 2,5% nos contratos de 2010, saltou para 6,1% em maio de 2012, reduzindo agora para 5,6%em dezembro. Issosignifica que R$ 10,5 bilhões em parcelas, deixaram de ser pagos, muito acima dos R$ 3,8 bilhões de dois anos atrás.
Segundo a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (ANEF), parte dos devedores são pessoas que optaram pela “parcela que cabe no bolso” e compraram o primeiro carro zero, atraídos pelos planos de pagamento sem entrada e 60 meses para pagar.
Os bancos não divulgam os dados de retomada dos carros, mas os anúncios de leilões nos grandes jornais nos dão à idéia do número que ronda o mercado. O setor estima que possa chegar a 200 mil veículos tomados por falta de pagamento nos últimos dois anos no país.
Portal da Feira / Rosevaldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário