Após o anúncio da saída do Papa Bento XVI no dia 28 de fevereiro, o Vaticano dará início ao conclave, o processo de votação que elege um novo pontífice. Segundo o bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, monsenhor Darci Nicioli, "cinco cardeais brasileiros são fortes candidatos a ocupar o posto", disse ao G1 São Paulo.
Um dos nomes é dom Geraldo Majella Agnelo, 79 anos, atual arcebispo emérito de Salvador (BA). Ele teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI, em 2011, quando deu lugar ao arcebispo de Salvador e primaz do Brasil Dom Murilo Krieger.
O outro cotado é dom Raymundo Damasceno, atual arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ainda estão na lista, dom Cláudio Hummes, 78 anos, arcebispo emérito de São Paulo; Odilo Scherer, de 63 anos, atual cardeal arcebispo de São Paulo; e dom João Braz de Aviz, de 66 anos, que mora em Roma e é prefeito das congregações dos religiosos em Roma
"Todos os cardeais com menos de 80 anos são candidatos e podem votar na escolha do novo Papa, mas sabemos que depende do espírito santo. Por isso, vamos rezar muito para que seja nomeado o melhor cardeal", afirmou Nicioli ao G1.
O Brasil possui nove membros no Colégio Cardinalício do Vaticano, porém quatro deles já ultrapassaram a idade de 80 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário