Por Gusmão Neto
Autor da iniciativa que propõe a instalação da CPI do Futebol na Bahia, o deputado estadual Uziel Bueno (PTN) está soltando “rojões” de alegria após a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Bahia, ter aprovado por unanimidade um requerimento que recomenda a criação da CPI. Na avaliação do parlamentar, essa postura da Ordem reforça a importância da comissão investigativa e, principalmente, anula qualquer tipo de argumento jurídico que venha a trazer duvidas sobre a constitucionalidade do projeto. “Uma decisão dessa da OAB traz um peso tremendo para nossa iniciativa”, comemora Uziel, que diz estar esperançoso com a instalação.
Para a comissão ser instalada de fato só depende agora do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT), que precisa apenas bater o martelo, já que a maioria absoluta na Casa é favorável. Segundo Uziel, o presidente ainda não disse se vai ou não abonar a criação da CPI, mas prometeu dar uma resposta ainda nesta semana, possivelmente nesta terça-feira (21).
“Quem for contra essa CPI é contra a transparência, é contra a Bahia e contra o torcedor. A gente está falando de sonegação, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha. Então quem não quiser transparência disso, meu amigo, seria o fim”, sentencia Uziel Bueno.
Como a possibilidade de criação desta CPI ganhou a simpatia dos torcedores, da imprensa e de quem é adepto à boa política, o presidente Marcelo Nilo só não deu resposta positiva porque deve estar sofrendo pressão de alguns cartolas e de setores do governo, que temem dar um palco dessa grandeza a Uziel Bueno, ferrendo opositor ao governo do Estado. Certamente, a articulação política do governo deve exigir o cargo de relator da CPI para autorizar a criação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário