Tramita na Câmara Municipal de Salvador um projeto que propõe a criação de um programa que institui o “cavalo de lata” – aquele carrinho elétrico ou de pedal – para substituir veículos de tração animal em coletas de lixo e material reciclável nas ruas de Salvador. O autor da proposta é o vereador Marcell Moraes (PV), que sugere parcerias com cooperativas de coleta seletiva da capital para que o projeto seja implementado, conforme ocorre em cidades do sul do país e tem garantido resultados positivos.
De acordo com o parlamentar, o uso do “cavalo de lata” em substituição às carroças possibilitará avanços nas mais distintas áreas. “A ideia vai acabar com os maus tratos aos animais, vai possibilitar uma coleta de material reciclável mais eficiente, colaborar com o trânsito da cidade, valorizar os profissionais catadores e entidades, além de evitar transmissão de doenças que sã provocadas pelas fezes e urinas dos animais nas ruas”, argumenta Marcell Moraes.
O vereador esclarece que o seu projeto não vai proibir instantaneamente o uso de carroças na cidade, mas propõe a criação de um novo programa de coleta a ser implementado em Salvador, através de uma parceria entre a prefeitura municipal, cooperativas e catadores individuais. “Trata-se de uma ideia sustentável, de proteção aos animais e de responsabilidade social e econômica”, completa o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário