Os Conselhos Tutelares de João Pessoa iniciaram mais uma campanha de prevenção a venda de fogos de artifícios a menores de idade durante os festejos juninos. O trabalho está sendo coordenado pelo Conselho Tutelar da Região Norte e é a 6ª edição do evento.
De acordo com o presidente do Conselho, Luiz Brilhante, os conselheiros estão percorrendo as escolas para orientar professores e alunos e os bazares que vendem fogos de artifícios com o objetivo de orientar e alertar os comerciantes para não venderem seus produtos a menores. “Temos que combater o problema na raiz, ou seja, na venda, e assim evitar que o pior aconteça”, disse.
Luiz Brilhante explicou que a campanha vem sendo bem recebida pelos comerciantes que fazem questão de afixar os cartazes em seus locais de trabalho.
O conselheiro explicou que a campanha visa fazer cumprir o artigo 244 do Código Penal Brasileiro que proíbe a venda, fornecimento ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente fogos de estampido ou de artifício, exceto aqueles que, pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida. A pena é de detenção de seis meses a dois anos e multa.
Luiz Brilhante orienta a população que caso queira denunciar a venda de fogos a menores de idade é sol ligar para o Corpo de Bombeiros por meio do número 193 ou para a polícia pelo 190. O Conselho Tutelar da região Norte também recebe qualquer tipo de denúncia contra crianças e adolescentes e tira dúvidas pelo telefone 3214-7931.
O conselho informa ainda que o Hospital de Emergência e Trauma é única unidade de saúde especializada no atendimento a queimados e que maiores informações podem ser adquiridas pelo telefone 3216-5775.
Dados – de acordo com dados do Hospital de Trauma de João pessoa, entre os anos de 2010 e 2012, a média foi de quase 150 atendimentos de queimados no mês de junho por conta de líquido quente, em decorrência do preparo e degustação dos pratos típicos, além de fogos e chamas. Somente nos período de São João do ano passado, a partir das zero hora do dia 23 até as 1° horas do dia 25, a unidade de tratamento de queimados realizou 32 atendimentos às vítimas de queimaduras. Às vítimas de queimados em todo o ano de 2010 foram 1.472, dos quais 19 por fogos de artifício. Já em 2011, foram 1.213 vítimas, sendo quatro por fogos. Em 2012 foram registrados 496 atendimentos por queimaduras, destes 17 por fogos registrados no mês de junho.
Paraíba.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário