A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na última sexta-feira (28), a indicação da vacina Papilomavírus humano 16 e 18 recombinante sem limite de idade. A vacina é indicada para prevenir o câncer no colo do útero.
Para ter acesso, basta que a paciente leve um pedido de seu médico nos laboratórios da rede privada para ser vacinada. Já pela rede pública, ainda tem poucas cidades no país que disponibilizam esta medicação.
“Esta medida é extremamente relevante, pois permite à mulher, independente da idade que ela tenha, a oportunidade de se prevenir contra o segundo tipo de câncer mais prevalente em mulheres no país e um dos poucos que efetivamente pode ser evitado”, afirma o gerente médico para vacinas da GSK, Otávio Cintra.
O câncer do colo do útero é uma das principais causas de morte em mulheres. De acordo com a OMS, o Brasil tem aproximadamente 69 milhões de mulheres com 15 anos de idade ou mais, com risco de desenvolvê-lo. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) estimou, no ano passado, 17.540 novos casos de câncer do colo do útero a cada 100 mil mulheres e mais de 4.800 mortes em decorrência da enfermidade.
Essa proteção ampliada possibilita 93% de proteção contra as lesões associadas a este tipo de câncer. Os HPVs tipos 16, 18, 31 e 45 juntos são responsáveis por aproximadamente 90% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo.
.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário