A vocação dos baianos para o Windsurfe volta com tudo e marca presença no ranking nacional. O velejador Sinval Costa dos Santos, 5° lugar no Sulamericano em 2012, conquistou o posto de vice-campeão brasileiro na categoria Sport no Campeonato Brasileiro de Windsurf FEOD (Fórmula Experience One Design) 2013, em uma dura disputa contra velejadores de vários estados brasileiros e com ventos de até 18 nós e pancadas de chuva, exigindo assim mais dos atletas nas águas do mar da cidade alagoana de Maragogi, na última semana.
A Bahia também trouxe para casa o 3° lugar da categoria Sub20, com Gustavo Lessa e o primeiro lugar da categoria Rio, conquistada por Tatiana Furtado.
Os heróis do esporte na Bahia fazem parte de um grupo, que há quatro anos iniciou um movimento de resgate da modalidade e lançaram ao mar, na Baía de Todos os Santos, na região do bairro da Ribeira e na Ilha de Bom Jesus dos Passos, e Rua K, em Itapuan, suas velas coloridas.
De Itapoan, Sinval seguiu os ensinamentos de Reizinho, três vezes campeão brasileiro, na década de 80, e conseguiu vencer a competição de Maragogi, disputada em mar aberto, com muitas ondas e contra atletas que atuam profissionalmente.
Gustavo Lessa, jovem e destemido, deu testa com Leonardo Venturini e Gabriel Bastos, 1° e 2° lugares no brasileiro e promessas para as olimpíadas, no Rio, em 2016.
Tatiana Furtado não decepcionou no feminino e garfou mais um troféu para sua coleção.
O trabalho de resgate do windsurfe baiano está atraindo a cada dia mais pessoas para a prática. Parte desse impulso é devido também ao trabalho realizado pela equipe Axé Wind, que motiva os atletas a praticarem e competirem em pé de igualdade em competições de peso, pelo mundo afora.
Com Centro de Treinamento na paradisíaca Ilha de Bom Jesus dos Passos, que apesar de pertencer a Salvador, fica próxima de Madre de Deus, e uma loja no Porto da Barra, a Axé Wind tem investido também em outras modalidades náuticas, como o stand up paddle e o Wakeboard.
Sinval Costa foi vice-campeão brasileiro na categoria Sport
Nenhum comentário:
Postar um comentário