A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, se reunirá na manhã desta terça-feira com os presidentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para debater a realização de um plebiscito destinado a promover uma reforma política no Brasil.
Dentre os temas a serem debatidos na reunião estão o tempo mínimo e o custo para a operacionalização da consulta – assuntos colocados em pauta pela presidente Dilma Rousseff. Nesta segunda-feira, ao anunciar que enviará hoje a proposta do Executivo ao Congresso para a realização do plebiscito, Dilma afirmou que “seria de todo oportuno” que mudanças no sistema político entrassem em vigor já nas eleições de 2014, quando deverá se candidatar à reeleição. Ela também comentou sobre o principal ponto de interesse do PT: o financiamento público de campanha.
No Congresso, o PT já articula uma proposta na qual financiadores de campanha - pessoas físicas ou jurídicas - poderiam fazer doações para um fundo, sem escolher destinatários. Depois, o bolo de recursos seria repartido segundo a votação que os partidos obtivessem na eleição anterior. Ou seja: se valesse para as eleições de 2014, por exemplo, a medida beneficiaria diretamente o PT, que elegeu a maior bancada de deputados em 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário