Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

terça-feira, 13 de agosto de 2013

PRESIDENTE DE CÂMARA É PRESO ACUSADO DE FURTAR ÁGUA DE ADUTORA

O presidente da Câmara de São Julião(PI), o vereador Francisco de Assis Brito (PSD), foi preso nesta sexta-feira (9), acusado de furtar água da adutora de Piaus, no Sul do Piauí. Ele é a quinta pessoa presa durante Operação Poseidon contra desvios do sistema adutor.
A operação da Polícia Civil foi deflagrada no dia 26 de julho. Francisco de Assis está detido no batalhão da Polícia Militar de Fronteiras.
O vereador Francisco de Assis (Foto: Prefeitura de São Julião)
Os outros quatro presos foram pegos logo no início da operação, em São Julião e Vila Nova do Piauí. Eles responderão pelos crimes de furto qualificado de água mediante fraude e dano ao patrimônio público.
A ação da polícia é coordenada pelo delegado regional de Floriano, Francisco de Assis Carvalho Neto. 
A polícia detectou, através de laudo pericial, que havia desvio de água nas terras do vereador e com base nas provas foi realizada a prisão em flagrante.
“O vereador confessou que ele mesmo colocou o colar na tubulação para desviar água da adutora de Piaus para sua propriedade”, disse o delegado Francisco de Assis Carvalho.
Na residência do presidente da Câmara foram encontrados dois carros-pipa, duas caixas d’água, uma de 10 mil litros e outra de 5 mil litros. “É uma grane quantidade de reservatório de água para uma propriedade só”, acrescentou o delegado.
Entenda o caso
O sistema ainda está em fase de testes e, segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar-PI), durante um dos procedimentos para avaliar o tempo que a água demora a seguir da Estação de Tratamento para uma das cidades que será beneficiada, observou-se que o percurso que seria realizado em 1h, durou 7h para ser concluído.
A adutora deverá abastecer cinco cidades do interior do Estado, sendo elas São Julião, Pio IX, Fronteiras, Campo Grande do Piauí e Vila Nova. Os ‘gatos’ fazem com que a data de inauguração seja adiada por mais tempo.
Cerca de 25 mil pessoas serão beneficiadas com a água distribuída pela adura de Piaus. Segundo a Semar, os desvios foram feitos tanto nas partes subterrâneas, como nas partes expostas das tubulações.
A obra, orçada em R$ 40 milhões, faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e, inclusive, recebeu uma visita da presidente Dilma Rousseff em janeiro deste ano.
Repórter: Juliana Dias e Isabela Lopes
CARLINO SOUZA

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA