Cuidando Bem da Sua Imagem

Cuidando Bem da Sua Imagem
Sistema Base de Comunicação

GIRO REGIONAL

GIRO REGIONAL
UM GIRO NO NORDESTE

terça-feira, 17 de setembro de 2013

ESPECIAL: Rádio é o veículo mais confiável e TVs perdem para portais

A décima edição da pesquisa ABA/Top Brands, realizada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em parceria com TopBrands Consultoria de Branding, na qual são destacadas as marcas mais lembradas pelos consumidores em vários segmentos, apontou o rádio como veículo de comunicação com maior credibilidade entre os pesquisados.

A avaliação mostra o grau de confiança na determinada categoria como um todo, independente de marca, mas que de certa forma reflete a confiança nas marcas como um todo.

Interessante notar a posição de destaque que o rádio ocupa entre os meios de comunicação, assim como a posição um tanto desconfortável de operadoras de telefonia móvel e operadoras de DDD.

Nesta décima edição, os portais de internet superaram as emissoras de TV, que caíram para a terceira posição entre os veículos de comunicação.

A pesquisa apontou que 86% dos entrevistados confiam no rádio. A TV aberta está empatada na segunda posição com os Portais de Internet com 82%. Em seguida estão jornal 81% e revistas com 80%. Vale ressaltar que o questionamento feito é se a pessoa confia ou não em determinado setor.
O setor de telefonia foi o que teve o menor grau de confiança. Operadora de telefonia móvel ficou com 73% e as de telefonia fixa DDD com 71%.

A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília com uma amostra de 2020 entrevistados, divididos em cotas por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 15 categorias de produtos e serviços, permitindo, desta forma, comparações entre diferentes setores.

As categorias avaliadas foram: automóvel (por fabricante e modelo), bancos, cartões de crédito, televisores, operadora de telefonia fixa, operadora de telefonia móvel, planos de saúde, supermercados, medicamentos genéricos, analgésicos, emissora de TV, emissora de rádio, jornais, revistas e portal de internet.

Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda confiança, satisfação e intenção de recompra. “Isto permite uma análise mais profunda da real força das marcas nestas categorias, indo além da simples leitura de Top of Mind”, afirma Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands.


 “O estudo permite, também, cruzamentos que fornecem análises de diferenças comportamentais por classe social, faixas etárias e regiões”, complementa.


FRAM MARQUES / JOÃO SANTOS

Nenhum comentário:

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

AS MAIS COMPARTILHADAS NA REDE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA