PT e PMDB continuam com as maiores bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, mas os partidos perderam cadeiras nas duas Casas em relação ao total de eleitos em 2010 e também sobre a bancada atual. Finalizada a apuração de urnas de todo o país nas eleições 2014, o PSDB perdeu cadeiras no Senado, mas ocupará mais vagas na Câmara. O PSB cresceu no Senado e manteve a bancada eleita em 2010 na Câmara. Como há alterações nas bancadas durante a Legislatura, a sigla ganhou cadeiras se levado em conta as que tinha atualmente.
O número de partidos com representação na Câmara passa de 22 para 28. Deputados federais eleitos
A composição do Senado ainda pode sofrer alterações, já que senadores estão na disputa do 2º turno no governo dos estados. Senadores eleitos
Veja a seguir como ficaram as novas bancadas do Congresso Nacional:
SENADO
A comparação no caso do Senado tem uma peculiaridade. Diferentemente da Câmara, que coloca em disputa 100% das vagas para deputados a cada quatro anos, o Senado faz um rodízio: 2/3 dos senadores são escolhidos em uma eleição, e 1/3 na seguinte. Em 2010, estavam em disputa 54 das 81 vagas. Em 2014, foram 27 das 81.
A comparação abaixo leva em conta como ficaria a composição da casa em 2010 com os novos senadores, mas muitos deles deixaram o cargo para assumir novas funções e nem sempre o suplente é do mesmo partido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário