O problema foi detectado na manhã de sábado (1), quando Blakeman recebeu um e-mail informando que sua senha do Instagram havia sido modificada. Para fazer a modificação, os hackers usaram a conta do Gmail do desenvolvedor, que estava protegida pela verificação em duas etapas.
Ele só descobriu o que havia acontecido após entrar em contato com o jornalista da Wired Mat Honan, que sofreu um ataque parecido. Os dois descobriram que o ataque foi possível por que a operadora de celular havia redirecionado o número de Blakeman para outro aparelho.
Isto permitiu que os hackers descobrissem sua conta do Gmail e conseguissem acesso a ela apear de ela ter a verificação em duas etapas habilitada. Este sistema detecta quando ocorre uma tentativa de acesso a uma conta em um dispositivo diferente e envia uma senha para o celular do usuário para confirmar sua identidade.
A partir daí, tudo o que os hackers precisaram fazer foi uma requisição ao Instagram para trocar a senha do serviço e assumir a conta. Segundo Blakeman, o motivo disto seria seu nome de usuário, @gb, que já teria sido visado outras vezes por conter apenas dois caracteres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário