A operação" Prima Facie" deflagrada pela Polícia Federal capturou um 'laranja' em Ribeira do Pombal e está no ençalco de outro enquanto vasculha empresas supeitas de fraudar licitações em várias cidades da região A Polícia Federal da cidade baiana de Juazeiro deflagrou na manhã desta terça-feira (08) a Operação “Prima Facie”. O objetivo da ação é combater os desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro no município de Ribeira do Pombal.
Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão, em Ribeira do Pombal, Paripiranga, Santa Brígida, Crisópolis e Jeremoabo, todos no Estado da Bahia, seis dos quais foram cumpridos com a captura dos envolvidos. Segundo a polícia, a quadrilha direcionava licitações recorrentemente para determinadas empresas controladas por um grupo empresarial da região, no entanto, em nome de “laranjas”, que se revezavam nos contratos firmados com vários municípios, para não despertar atenção dos órgãos de fiscalização e controle.
As irregularidades envolviam empresas ligadas a locação de veículos, especialmente para a realização de transporte escolar, com recursos do PNATE/FNDE – Programa Nacional de Transporte Escolar e do FUNDEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica. As investigações tiveram início em Santa Brígida no ano de 2011, depois os outros municípios que apresentavam as mesmas irregularidades foram alvos da PF, inclusive em Cansanção, onde a Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro deflagrou no último dia 10 a Operação Making Of.
A expressão latina “Prima Facie” significa à primeira vista, antes de qualquer investigação, é uma alusão aos “laranjas” utilizados na constituição das empresas, que, sem uma pesquisa mais aprofundada, fazem crer ser os verdadeiros proprietários das empresas, quando na verdade outras pessoas estão no controle das firmas.
Fonte: Gazeta do Mell
Postagem: Brankinho Mendes
ARILDO LEONE
Nenhum comentário:
Postar um comentário