por Matheus Caldas
Foto: Reprodução / Facebook / PFC-Cajazeiras
No contexto de um mundo globalizado, no qual os clubes de futebol precisam explorar suas marcas de diversas formas, o PFC-Cajazeiras, um dos caçulas do futebol baiano, inovou. No triunfo por 3 a 1 sobre o Colo Colo, no último sábado (15), pela estreia da Série B estadual, o clube transmitiu a partida ao vivo pelo Facebook. Aproximadamente três mil pessoas assistiram aos dois vídeos que veicularam o duelo.
Diretor de futebol da agremiação, Igor Manassés crê que a ideia do Cajazeiras vem para atenuar a situação crítica que a maioria dos clubes pequenos do país vive. Excetuando os campeonatos de maior apelo popular do país, competições como a divisão estadual da Bahia não possuem transmissão de seus jogos. “É uma questão de tempo. Quando mais visibilidade e divulgação os clubes pequenos tiverem, mais oportunidades terão. Hoje, o futebol tem sido negócio. Nós chegamos realmente como um negócio, como uma empresa. Quanto mais colocarmos o Cajazeiras na mídia, a oportunidade de patrocínio e parceiros chegarem é questão de tempo”, avaliou, em entrevista ao Bahia Notícias.
No país, o clube baiano é realmente um dos pioneiros na procura de novas formas de explorar sua marca e transmitir suas partidas. No início deste ano, Atlético-PR e Coritiba entraram em rota de colisão com a federação local e se recusaram a iniciar a partida – a entidade proibiu a transmissão do duelo pelo Youtube, alegando falta de credenciamento dos profissionais do site. Ambos os clubes não chegaram a um acordo com a detentora dos direitos do Campeonato Paranaense por julgarem os valores pagos como baixos (leia mais aqui).
Posteriormente, a partida aconteceu, foi veiculada pelos canais das duas agremiações e o Furacão venceu por 2 a 0.
Para o dirigente do Cajazeiras, o crescimento e a personalização da tecnologia devem ser cada vez mais aliados do futebol. “Eu acredito que sim, até porque, com a modernidade do dia a dia, você vê uma pessoa com um aparelho celular na mão. Isso, eu falo de qualquer lugar, ônibus, restaurante... É muito mais fácil você entrar na vida das pessoas. Nosso trabalho é muito pesado nesse aspecto”, pontuou.
Na primeira experiência na plataforma digital, Manassés revelou ter se surpreendido com o alcance do jogo. Durante a transmissão, ele fez os comentários e David foi o narrador. A tendência é que a partir de agora todos os jogos sejam transmitidos. O intuito é trazer torcedores para a o PFC. “Queremos criar uma cara para o time, para que tenhamos torcida e eles compareçam e vistam a camisa. A proposta é divulgar o clube. Nosso investimento todo tem sido para isso”, disse.
Na primeira experiência como comentarista, o também ex-jogador garantiu que a diretoria já investe em melhorias para a qualidade das transmissões. “Foi tudo muito em cima da hora. Já compramos alguns outros equipamentos e estamos investindo nessa área. É um clube grande. Queremos partir também para outros esportes. Somos investidores e queremos expandir esses investimentos”, explicou.
Ele também é presidente da empresa On Soccer Brazil, que já investiu em clubes como Jacobina e Galícia e, desta vez, partiu para o projeto próprio.
A próxima partida a ser veiculada no Facebook acontecerá neste sábado (23). O adversário será o Jequié, às 17h, em Pituaçu.
Confira abaixo o segundo tempo da partida contra o Colo Colo:
Diretor de futebol da agremiação, Igor Manassés crê que a ideia do Cajazeiras vem para atenuar a situação crítica que a maioria dos clubes pequenos do país vive. Excetuando os campeonatos de maior apelo popular do país, competições como a divisão estadual da Bahia não possuem transmissão de seus jogos. “É uma questão de tempo. Quando mais visibilidade e divulgação os clubes pequenos tiverem, mais oportunidades terão. Hoje, o futebol tem sido negócio. Nós chegamos realmente como um negócio, como uma empresa. Quanto mais colocarmos o Cajazeiras na mídia, a oportunidade de patrocínio e parceiros chegarem é questão de tempo”, avaliou, em entrevista ao Bahia Notícias.
No país, o clube baiano é realmente um dos pioneiros na procura de novas formas de explorar sua marca e transmitir suas partidas. No início deste ano, Atlético-PR e Coritiba entraram em rota de colisão com a federação local e se recusaram a iniciar a partida – a entidade proibiu a transmissão do duelo pelo Youtube, alegando falta de credenciamento dos profissionais do site. Ambos os clubes não chegaram a um acordo com a detentora dos direitos do Campeonato Paranaense por julgarem os valores pagos como baixos (leia mais aqui).
Posteriormente, a partida aconteceu, foi veiculada pelos canais das duas agremiações e o Furacão venceu por 2 a 0.
Para o dirigente do Cajazeiras, o crescimento e a personalização da tecnologia devem ser cada vez mais aliados do futebol. “Eu acredito que sim, até porque, com a modernidade do dia a dia, você vê uma pessoa com um aparelho celular na mão. Isso, eu falo de qualquer lugar, ônibus, restaurante... É muito mais fácil você entrar na vida das pessoas. Nosso trabalho é muito pesado nesse aspecto”, pontuou.
Na primeira experiência na plataforma digital, Manassés revelou ter se surpreendido com o alcance do jogo. Durante a transmissão, ele fez os comentários e David foi o narrador. A tendência é que a partir de agora todos os jogos sejam transmitidos. O intuito é trazer torcedores para a o PFC. “Queremos criar uma cara para o time, para que tenhamos torcida e eles compareçam e vistam a camisa. A proposta é divulgar o clube. Nosso investimento todo tem sido para isso”, disse.
Na primeira experiência como comentarista, o também ex-jogador garantiu que a diretoria já investe em melhorias para a qualidade das transmissões. “Foi tudo muito em cima da hora. Já compramos alguns outros equipamentos e estamos investindo nessa área. É um clube grande. Queremos partir também para outros esportes. Somos investidores e queremos expandir esses investimentos”, explicou.
Ele também é presidente da empresa On Soccer Brazil, que já investiu em clubes como Jacobina e Galícia e, desta vez, partiu para o projeto próprio.
A próxima partida a ser veiculada no Facebook acontecerá neste sábado (23). O adversário será o Jequié, às 17h, em Pituaçu.
Confira abaixo o segundo tempo da partida contra o Colo Colo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário