PROJETO COPA AMÉRICA 2019
JUSTIFICATIVA
Momento em que todas as atenções estão voltadas para o Futebol Sulaméricano, desta forma é relevante à escola trabalhar esta temática.
Com esse intuito o Professor "Fram Marques" planejou aplicação do presente projeto, que o Colégio Construir abraçou. Visando desenvolver competências pedagógicas na área, social, intelectual, política e cultural, e enriquecendo as aulas através da pesquisa da história e cultura dos países participantes da Copa América 2019 que será realizada no Brasil.
Com esse intuito o Professor "Fram Marques" planejou aplicação do presente projeto, que o Colégio Construir abraçou. Visando desenvolver competências pedagógicas na área, social, intelectual, política e cultural, e enriquecendo as aulas através da pesquisa da história e cultura dos países participantes da Copa América 2019 que será realizada no Brasil.
O Projeto busca levar o educando a conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura de diferentes países do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais, como recomenda os Parâmetros Curriculares Nacional Educação Física (BRASIL, 2019).
Para isso, se faz necessário abordar as diferentes etnias existentes nos países estudados e sua influência no âmbito cultural como: obras de arte, danças, brincadeiras, músicas e artesanato, pois é preciso incentivar nossos discentes a superar preconceitos raciais e culturais, tornando-os cidadãos críticos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo, buscando uma “educação para a tolerância”, “cultura paz” e “respeito às diferenças culturais” entre povos, etnias, nações (LOPES, 1999).
OBJETIVO GERAL
Conhecer aspectos políticos, econômico, histórico, geográfico e cultural dos países participantes da Copa América 2019 através da pesquisa, fazendo uso das informações para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais, valorizando o contexto social e político de cada país, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Identificar os países participantes da Copa América 2019;
· Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;
· Reconhecer a importância da história de cada país para sua situação atual; .
· Compreender a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo;
· Compreender as principais características de cada país estudado;
· Conhecer as contradições dos países estudados;
· Valorizar a copa do mundo como um evento importante que reuni vários países.
CONTEÚDOS
A organização/progressão dos conteúdos do projeto devem ser orientados pela diversidade, contemplando diferentes gêneros, estilos, autores e autoras da literatura universal, contemporâneos e de outras épocas, dos diversos países em estudos.
O projeto deve discutir as motivações da adoção de diferentes políticas educacionais, assim como seus impactos sociais nos países; analisar características dos países em seus aspectos históricos, populacionais, urbanos, políticos, econômicos e culturais; discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais; analisar o processo de independência em diferentes países e comparar as formas de governo neles adotados; experimentar, recriar e fruir danças populares dos países, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem (BNCC).
Siga nossas páginas no Facebook, no Twitter, Instagram e veja fotos e também nossos vídeos no Youtube.
A seguir alguns registros do Projeto.
____FRAM MARQUES____
Professor, Jornalista, Publicitário e Fotojornalista
Registro 2308 MTB / SE
Nenhum comentário:
Postar um comentário