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domingo, 15 de junho de 2014

O que ficou só na promessa para o Mundial: A Copa que não saiu do papel

Infraestrutura

A Copa que não saiu do papel

Enquanto a presidente Dilma Rousseff celebra o legado do Mundial para o país, brasileiros contabilizam as obras prometidas e aquelas que sequer vão usufruir

Andressa Lelli
Estação do VLT em frente ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon em Cuiabá (MT)
Estação do VLT em frente ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon em Cuiabá (MT) (Felipe Frazão/Veja.com)
Com uma cerimônia morna, o Brasil abriu na tarde desta quinta-feira a Copa do Mundo 2014 – sete anos após ter sido escolhido para sediar o evento. E se a seleção brasileira estreou com vitória contra a Croácia no Mundial, não há motivos para celebração quando o assunto é a infraestrutura, que já se mostrava um dos maiores desafios para o Brasil. O tão propalado "legado da Copa" parece mais restrito aos discursos da presidente-candidata Dilma Rousseff, que não economiza na celebração – esquecendo-se das muitas obras que não entregou, e das que o fez às custas de muito dinheiro desperdiçado. Nesta sexta-feira, Dilma agradeceu aos brasileiros por transformarem o "sonho" da Copa em realidade. Segundo ela, o mais difícil da realização do evento "foi vencido" e os desafios foram superados.
Numa entrevista à agência Reuters que rodou o mundo desde a noite de sexta-feira, o ex-jogador Ronaldo, que tem assento no Comitê Organizador Local da Copa, soltou o verbosobre o atraso nas obras de preparação do Brasil. “Eu me sinto envergonhado”, disse ele. Foi uma declaração contundente, vinda de uma figura pública brasileira diretamente envolvida no torneio, e o governo tentou reagir. No sábado, a presidente Dilma Rousseff e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, se pronunciaram. “Não temos do que nos envergonhar”, disse a presidente, ao passo que ministro – surpresa! – lançou mão de uma metáfora futebolística e acusou o ex-atacante de desferir “um chute contra o próprio gol”. Mas a verdade, infelizmente, é que o Brasil tem, sim, motivos para se envergonhar. E esses motivos estão expostos na terra revirada e nas ruas obstruídas de Cuiabá (MT), cidade que, a vinte dias do início do mundial de futebol, sintetiza todos os erros de organização em que o país se enredou.
Quando Cuiabá foi escolhida, em 2009, uma das doze sedes da Copa, os mato-grossenses ficaram esperançosos de deixar no passado a palavra atraso. Com infraestrutura urbana precária, a capital do Estado prometia uma revolução. Porém, uma visita à cidade revela que a palavra atraso, além de ser pronunciada em todas as esquinas, agora vem acompanhada de termos como desvio e improviso. As principais obras de mobilidade urbana não ficaram – e nem ficarão – prontas a tempo. O deslocamento na cidade é caótico: dezenas de placas de trânsito indicam caminhos interditados por causa de canteiros de obras, que acumulam entulho e barro. Com tráfego pesado, as ruas alternativas foram esburacadas. Principal responsável pelo iminente vexame que o Brasil transmitirá aos estrangeiros que chegarão ao país nas próximas semanas, o governo de Mato Grosso admite o despreparo para executar as obras prometidas e tenta garantir o mínimo. "Se eu não trouxer o turista, o torcedor, a família Fifa e os jogadores do aeroporto ao hotel sem passar por aqueles desvios e lugares terríveis eu matei a minha cidade e a minha copa", disse ao site de VEJA o responsável pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.
A capital mato-grossense tornou-se exemplo de como não fazer: subestimou dificuldades previsíveis, como as desapropriações de imóveis, falta de mão de obra qualificada, má gestão e atrasos no repasse dos recursos federais e na conclusão dos projetos. “As condições financeiras apareceram e fomos audaciosos de abraçar tudo para não desperdiçar o que estava à disposição do poder público, como sede de Copa. Isso criou um grande volume de execução num tempo muito curto. Foi obra demais, excesso de trabalho. O Estado não estava preparado”, admite Maurício Guimarães. Parte da responsabilidade pela desorganização pode ser atribuída à escolha das sedes: a Fifa sugeriu de oito a dez, mas o Brasil queria ampliar para dezessete; terminou com doze. A pulverização fez o país erguer estádios milionários que dificilmente terão utilidade no futuro – Mato Grosso, por exemplo, não tem nenhum time na elite do futebol, tampouco um campeonato estadual atraente.
Os primeiros visitantes desembarcarão num empoeirado cenário de “praça de guerra”, conforme definiu na semana passada o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes. Apesar de não haver nenhuma batalha em Cuiabá, os atrasos mais visíveis ficam em “trincheiras” – mergulhões para carros em cruzamentos da Avenida Miguel Sutil, que corta a cidade com pistas mal pavimentadas e conversões improvisadas. As duas maiores "trincheiras", Jurumirim e Santa Rosa, ficarão pela metade, somente com pistas laterais e rotatórias abertas à passagem de carros depois de asfaltadas às pressas. Na da Santa Rosa, ainda vaza água em solo com terra e pedras aparentes em frente ao hotel onde a comitiva da Fifa se hospedará.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) questionaram em vistorias o acabamento das obras. Relatórios dos dois órgãos apontaram uma série de falhas visíveis nas construções: ausência de sinalização, infiltrações, drenagem inadequada, rachaduras e paredes tortas (fora de prumo). A pista de saída do recém-inaugurado Viaduto do Despraiado, por exemplo, corre o risco de ser invadida por terra se chover forte por causa do deslizamento de um barranco ao lado. “Em novembro do ano passado já apontávamos que as obras não estariam prontas se continuassem no ritmo em que se encontravam”, disse o conselheiro do CREA-MT André Schuring. "Por causa da qualidade terrível, começava a ficar claro que o tal legado da Copa também é uma obra de ficção." Ele observa a necessidade de inspeções técnicas para identificar quanto pode custar ao município o eventual reparo dos erros.
Felipe Frazão/Veja.com
Construção da trincheira Santa Rosa em frente ao hotel onde ficará hospedada a comitiva da Fifa em Cuiabá (MT)
Reclamar das obras não é exclusividade da turma "do contra". Até ex-gestores do governo Silval Barbosa (PMDB) se constrangeram com a preparação. "Eu fico com vergonha em receber as pessoas com a bagunça que fizeram em Cuiabá. Está tudo arrebentado", disse à reportagem, sob anonimato, um ex-secretário do Estado.
Não faltou dinheiro. Só as obras da Copa em Cuiabá custaram aos cofres públicos pelo menos 2,3 bilhões de reais, de acordo com levantamento da ONG Contas Abertas. Porém, o governo só executou pouco mais de metade do orçamento: 1,2 bilhão de reais. Maior e mais caro projeto, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) consumiu mais de 1,5 bilhão de reais e só deve entrar em operação em 2015. Os operários abandonaram boa parte dos canteiros ao longo dos 22 quilômetros do modal, na estratégia do governo estadual de priorizar as construções com chance de conclusão, ainda que parcial. De todas as obras previstas na matriz de responsabilidades, Cuiabá deve entregar apenas o estádio e o corredor viário Mário Andreazza  –  duplicação da rodovia e da ponte de acesso entre aeroporto e o centro da capital. O Arena Pantanal, um estádio moderno de 570 milhões de reais, já está sob administração da Fifa – mas ainda falta concluir o cabeamento e instalar estruturas de apoio temporárias, cabines de transmissão, tendas e grades.
Chegada – O secretário Maurício Guimarães diz que "todas as obras lhe preocupam", mas vai priorizar a liberação da saída do aeroporto de Cuiabá, trecho que ele considera "o principal gargalo". Passageiros elegeram o Marechal Rondon o pior aeroporto entre os quinze que servirão aos turistas na Copa – são doze sedes, mas São Paulo tem três aeroportos, e o Rio, dois. Cuiabá ficou na última posição em quatro das cinco pesquisas de satisfação da Secretaria da Aviação Civil da Presidência. A estrutura é acanhada: banheiros apertados e faltam calçadas livres na entrada do terminal de embarque, ainda em obras de ampliação.
Sair do aeroporto será tarefa desgastante. As interdições de trânsito têm causado engarrafamentos intensos na cidade: a frota da capital e da cidade vizinha Várzea Grande, onde fica o Marechal Rondon, soma 224 000 carros e 104 000 motos, para uma população conjunta de 833 000 habitantes. E há um agravante: o déficit de táxis. Sem contar os turistas, a média é de mais de 1 000 habitantes por taxista nos dois municípios. Em São Paulo, a proporção é mais branda: cada táxi serve a 360 moradores. "Acho que os turistas vão ficar muito arrependidos e se perguntar o que vieram fazer aqui", disse o taxista em Várzea Grande Pedro Paulo Ventura, de 29 anos.

#nãovaiternacopa

TáxiCuiabá tem 604 táxis e Várzea Grande 187: mais de 1 000 habitantes por taxista
HotéisO déficit atual é de 12 000 leitos em Cuiabá. Não há mais quartos nos jogos: Chile x Austrália e Colômbia x Japão
TurismoTrês pontos de visitação da Chapada dos Guimarães estão fechados: Salgaderia, Portão do Inferno e Mirante do Centro Geodésico da América do Sul
Campo de TreinamentoOs dois COTs devem ser entregues incompletos, apenas com campos prontos
Aeroporto Marechal RondonNovo terminal funcionará parcialmente e com puxadinho (módulo operacional) na Copa. Novo setor internacional, com praça de alimentação e lojas, não deve abrir
Fonte: Prefeitura de Cuiabá, Tribunal de Contas de Mato Grosso, Governo de Mato Grosso e Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso
Estada – Outro problema estrutural de Cuiabá é a rede hoteleira. Na primeira fase do Mundial, o governo estima que a cidade receberá entre 40.000 e 50.000 estrangeiros, vindos principalmente da Colômbia, Austrália e Chile.  A secretaria de Turismo da prefeitura de Cuiabá ficou responsável por buscar alternativas de acomodação aos turistas para suprir a demanda nas partidas de pico. Em um raio de 200 quilômetros da capital, existem apenas 23 000 leitos hoteleiros – e o déficit é de 12 000 vagas, segundo o secretário Marcus Fabrício. A prefeitura incentivou que cuiabanos alugassem quartos em suas casas no esquema cama e café (bed and breakfest, em inglês) ou locassem os imóveis por temporada. Nos últimos dias, Fabrício visitou terrenos próximos ao estádio que podem servir de camping para mochileiros, principalmente chilenos, que pretendem viajar ao Brasil de carro, ônibus ou em motor-homes. O secretário também solicitou a motéis da cidade o bloqueio de cerca de 500 quartos frequentados por casais na madrugada, anote-se, com decoração adaptada: "Só precisa retirar o espelho do teto e a cama redonda, resolver essas questões". Ele não considera que hospedagem cause estranheza aos hóspedes estrangeiros: "Nos Estados Unidos é comum dormir em motel, o conceito é diferente." Mas os preços (além das camas redondas que sobreviverem à "adaptação") certamente devem espantar: no motel Segredos, a suíte dupla sairá por 1.200 reais, com hidromassagem e piscina, e as simples por 600 reais. A opção derradeira é típica de encontros universitários: alojamentos gratuitos com colchonetes em salas de aula de escolas estaduais ou igrejas.
O diretor de hotéis do Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso, Luiz Verdun, explica que a rede hoteleira de Cuiabá cresceu pouco desde que a cidade foi eleita como sede do mundial: havia cerca de 12 000 quartos e agora existem mais de 13 000 unidades. Segundo ele, a capital do Estado não possui demanda que sustente o mercado ao longo do ano. Verdun prevê uma "guerra de tarifas" no período pós-Copa: "O investimento é pesado, rede hoteleira não é barraca de camping que se desmonta após a festa. Muita gente vai quebrar ou terá de transformar os prédios em salas comerciais". O representante do setor também relata que os hotéis não conseguiram vender pacotes de estada com visitação às principais atrações turísticas e que sobram vagas para os dias das partidas Rússia x Coréia do Sul e Bósnia Herzegovina x Nigéria. "O turista reservou apenas um ou dois dias, só para ver o jogo e ir embora", afirma. "A Copa existe em Cuiabá em função da ecologia. Mas não fizeram absolutamente nada no Pantanal e as estradas até lá são péssimas e perigosas. A Chapada dos Guimarães bloqueou pontos de visitação muito populares."
Desde o início do ano, os mato-grossenses de Cuiabá e Várzea Grande convivem com crimes em elevação. Nos quatro primeiros meses, os homicídios aumentaram 45% e os roubos 41% nas duas maiores cidades do Estado, ante o mesmo período do ano passado. Até abril, as cidades somaram 158 assassinatos enquanto em 2013 houve 109 homicídios. Os roubos chegaram à marca de 2851 ante 2021 no ano mesmo período do ano anterior. A cidade terá reforço de tropas federais, mas Secretaria da Segurança Pública faz sigilo sobre a quantidade: “Em momento algum turistas estrangeiros ou nacionais irão correr riscos em solo mato-grossense”.
Se depois de tantos percalços em dias quentes com temperaturas acima dos 30 graus, os turistas saírem de Cuiabá com uma boa impressão do Brasil, deve ser por causa da simpatia dos cuiabanos e da boa mesa que a região oferece. Essa também é a esperança do governo estadual. Apesar de descrentes, os mato-grossenses ainda têm expectativa de que a cidade melhore. "É um transtorno que estamos passando, mas no futuro será benéfico para a população", disse o corretor de imóveis Clayton Gomes, de 33 anos, morador de Colíder (MT) a 630 quilômetros de Cuiabá.

A cadeia de erros do Brasil na Copa
Estádios demais

Como poderia ter sido: A Fifa ficaria satisfeita com apenas oito estádios, o suficiente para o evento
O que o país fez: Para aumentar o número de cidades envolvidas – e atender aos pedidos do maior número possível de governadores e prefeitos –, ampliou o número para doze arenas
Qual foi a consequência: Além de encarecer todo o evento, criou dois problemas. Sem investidores privados para bancar estádios em capitais sem clubes de grande torcida, usou-se dinheiro público. Além disso, algumas das arenas poderão virar elefantes brancos depois do Mundial

Viagens em excesso

Como poderia ter sido: A Fifa pretendia dividir o país em 4 regiões para facilitar os deslocamentos
O que o país fez: Para evitar uma briga entre as diferentes regiões pela honra de sediar os jogos da seleção brasileira, não aceitou separar os oito grupos pelos critérios geográficos
Qual foi a consequência: Muitas seleções (e seus torcedores) terão de fazer longas viagens logo na primeira fase da Copa, aumentando dramaticamente o número de deslocamentos pelo país – e elevando, portanto, o risco de problemas nos aeroportos, que ficarão bem mais cheios


Obras atrasadas

Como poderia ter sido: O Brasil teria facilitado tudo caso tivesse definido rapidamente suas sedes
O que o país fez: Com 17 candidatas a receber os jogos, o governo demorou dois anos para apontar as escolhidas. Em São Paulo, a indefinição em torno do estádio da Copa durou quatro anos
Qual foi a consequência: Por ter desperdiçado tanto tempo para listar os doze estádios, as obras de construção ou reforma ficaram com um prazo apertado demais. Além disso, problemas burocráticos e disputas políticas atrasaram a liberação de linhas de crédito para os projetos

Projetos frustrados

Como poderia ter sido: Obras de infraestrutura seriam diretamente ligadas à realização do evento
O que o país fez: Na tentativa de contemplar o maior número possível de Estados e municípios, o governo federal colocou na Matriz de Responsabilidades um número excessivo de projetos
Qual foi a consequência: 
Sem um foco específico nas necessidades do evento – no caso das obras de mobilidade urbana, por exemplo, é o transporte público até os estádios –, as cidades tiveram de lidar com projetos demais, muitos deles inviáveis. Resultado: muitos não vão sair do papel

O que ficou só na promessa para o Mundial


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Estádios privados

O Estádio Nacional de Brasília: o custo se aproxima dos 2 bilhões de reais em verba pública
O ministro do Esporte do governo Lula prometia uma Copa totalmente privada, sem uso de dinheiro público nas arenas. Entre as doze sedes do Mundial, porém, só três (São Paulo, Curitiba e Porto Alegre) são empreendimentos particulares - e mesmo essas obras dependem de financiamento de bancos estatais e generosos incentivos públicos.

Cumprimento dos compromissos

O Itaquerão, palco da abertura: obra deverá ser concluída apenas às vésperas da estreia
Quando os críticos da Copa apontavam o risco de o país repetir velhos vícios e entregar as obras em cima da hora, pagando mais do que o prometido por elas, o governo prometia seguir os planos à risca, mostrando que o Brasil é capaz de fazer as coisas conforme o combinado. Mas ele não é. Todos os estádios estouraram o orçamento, e os prazos estabelecidos pela Fifa foram repetidamente ignorados.

Revolução na infraestrutura

Trem-bala japonês: a versão brasileira foi adiada por tempo indeterminado em agosto de 2013
A Copa foi usada como pretexto para a discussão de projetos há muito sonhados - como, por exemplo, o trem-bala que ligaria São Paulo ao Rio de Janeiro, possivelmente com extensões aos aeroportos de Cumbica e Viracopos. Os palcos da abertura e da final do Mundial, no entanto, seguem sem ter essa ligação rápida e prática.

Aeroportos modernizados

Obra do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, próximo a Natal: projeto demorou a decolar
Há investimentos no setor, mas eles são muito mais tímidos do que o governo insiste em anunciar. Levantamento da ONG Contas Abertas mostra que, até abril de 2013, a Infraero utilizou apenas 18% dos recursos previstos neste ano para melhorias e obras nos aeroportos. Num ranking de qualidade com 142 países, nossos aeroportos estão na 122ª posição.


Transporte público de qualidade

O VLT de Brasília: projeto era muito bonito no papel, mas não vai virar realidade
Na Matriz de Responsabilidade, documento que lista os compromissos da União, estados e municípios em relação à Copa, a previsão inicial era de um investimento total de 11,9 bilhões de reais em projetos de mobilidade urbana nas doze cidades-sede. Com o fracasso de pelo menos seis projetos, 3 bilhões de reais foram cortados.

Combate ao supérfluo

O Maracanã, palco da final: atuação do TCU impediu desperdícios multimilionários na obra
O governo falava em realizar uma Copa dentro das possibilidades dos brasileiros, sem despesas desnecessárias. Essa cautela, porém, não existiu. O Tribunal de Contas da União (TCU) conseguiu identificar gastos excessivos em obras de mobilidade urbana, estádios, aeroportos, portos e telecomunicações. Sua atuação provocou economia de 600 milhões de reais.

FONTE: VEJA

Mulher mata companheiro com golpes de palito de espetinho

Jeane foi presa em flagrante
 (Foto: Elite Notícia/Arquivo
Pessoal)
Um homem morreu depois ser tingido com um palito de espetinho na tarde deste sábado (14), por volta das  14h, em Vitória da Conquista, a 520 quilômetros de Salvador. De acordo com a delegacia do município,Claudio Jorge dos Santos, 43 anos, foi atingido pela companheira em uma feira livre da cidade.
Claudio, que  trabalhava como carregador no local, estava em uma barraca quando sua companheira, Jeane Batista Alves, 42, o surpreendeu e o atingiu no coração. O  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas a vítima já estava morta quando a equipe chegou no local. 
O crime foi visto por todas as pessoas que estavam na feira. Jeane foi presa em flagrante e levada ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), sob comando do Major Selmo Luiz de Sales, do 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).
Segundo a polícia, autora do crime chegou a dizer que na sexta-feira (13) o companheiro a atingiu com um soco no rosto e que  este seria o motivo pelo qual ela o atingiu. A Delegacia de Homicídios (DH) de Vitória da Conquista investiga o caso. 

Após 20 anos, Batista Lima deixa a Limão com Mel



Os fãs da banda Limão com Mel foram surpreendidos nesta semana com um anúncio nas redes sociais. O cantor Batista Lima, que esteve à frente do grupo durante 20 anos, revelou que seguirá carreira solo após cumprir com a agenda de São João. No perfil oficial do Facebook, o músico postou um vídeo de uma entrevista dada à TV Grande Rio, em Petrolina, onde explica o motivo que o levou a sair da banda de forró.

"Foi muito difícil. Tem um ano e meio que penso bastante. Conversei com minha família, busquei os meus amigos, padres, bispos. Quero até agradecer a eles, que me orientaram. Nas minhas férias foi quando parei um pouco para analisar: 20 anos de Limão com Mel e quase 25 anos de carreira. Eu precisava de um tempo para mim e para minha família. Quando você trabalha em uma empresa, é lógico, a prioridade é a agenda da banda, é a responsabilidade quando você é empregado. Eu não posso chegar e dizer: 'gente, dia tal é aniversário de minha filha e não vou tocar'. Então isso é muito mais fácil em uma carreira solo. Este é o outro motivo: a família. Ter mais tempo, poder administrar e dizer 'vou, não vou, aceito, não aceito'. Então vai ser mais fácil seguir uma carreira, começar uma nova história, seguir da forma que eu acho legal e fazer do jeito que eu quero, mas filtrar cada vez mais aquilo que eu não gostava", disse ele à reportagem.


Cantor segue carreira solo (Foto: Reprodução/Facebook)
Batista ainda deixou claro que não houve qualquer desentendimento com a banda: "infelizmente hoje no meio artístico, a maioria das pessoas saem das bandas brigados. Graças a Deus isso não aconteceu com a Limão com Mel. Estou saindo de cabeça erguida, com apoio, produzindo músicas com a Limão com Mel".
A nova fase para o cantor se inicia logo após os festejos juninos e ele garante que continuará no ramo do forró. "Fico até o início de julho. Depois eu me afasto, fico no máximo até uma semana preparando todo o meu show para que eu possa lançar. Vou continuar cantando forró com todo o romantismo e cantar músicas que fizeram parte da minha trajetória, como 'Toma Conta de Mim'", concluiu.
Reportagem iBahia

sábado, 14 de junho de 2014

RADIALISTA É ENCONTRADO MORTO EM SUA CASA


O locutor José Naelson de Jesus Santos, 46 anos, foi encontrado morto, no início da noite desta terça-feira dia (10), na sua própria residência, localizada no bairro Alto da Colina, na cidade de Tucano, no semiárido baiano.

O corpo de “Naw Moreno” como era conhecido, estava de bruços sobre uma cama, em um dos cômodos do imóvel. Segundo informações de um sobrinho, a vítima havia chegado à residência, por volta das 14h de segunda-feira (9), e desde aquele horário, não saiu mais.

Ainda de acordo com o rapaz, o comunicador era acostumado ir até a casa de sua mãe realizar as principais refeições, uma vez que ele não cozinhava. Familiares e amigos informaram que ele era dependente do álcool e por algumas vezes já havia tentado deixar o vício, mas sem sucesso. A suspeita é de que o profissional do rádio tenha sido vítima de um infarto fulminante.

Naw Moreno trabalhou muitos anos na Rádio Comunitária Cruzeiro FM- 104,9 e recentemente passou pela Tucano FM (91,5), onde atuava como folguista na emissora e, ultimamente, apresentava o programa da Igreja Católica – “Momento Novo”. (As informações são do site Gil Santos Notícias).

Informações: www.radiofusoresfm.com

Empresa da Coreia do Sul escolhe a Paraíba para investir R$ 150 milhões

Zcros
A empresa da Coreia do Sul Zcros irá instalar uma usina de geração de energia a partir de incineração de lixo industrial e hospitalar no município do Conde, na Grande João Pessoa. O investimento gira em torno de R$ 150 milhões e será realizado por meio de uma parceria com a Prefeitura.
Na semana passada, um grupo de executivos da empresa sul-coreana esteve no município para a assinatura de um protocolo de intenções para a instalação da usina. As obras devem ser iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.
A empresa Zcros tem um projeto semelhante implantado no estado de Goiás e São Paulo, além de manter em funcionamento uma unidade no Uruguai.
Jornal Correio da Paraíba

'ABSURDO' Em Salvador para ver jogo da Copa, apresentadora faz desabafo sobre metrô

Modelo faz desabafo sobre metrô de Salvador
Mariana Weickert esteve em Salvador nesta sexta-feira (13) para assistir à partida entre Espanha e Portugal. A modelo e apresentadora reclamou do que viu e ouviu sobre o metrô de Salvador, inaugurado na última quarta (11) após 14 anos de obras. 
"ABSURDO!!!! Vim a Salvador assistir ao jogo que foi a final da última copa (Espanha X Holanda) e me deparei com mais uma TRISTE REALIDADE. O taxista me informou que, finalmente, o metrô MAIS CARO DO MUNDO tinha sido inaugurado depois de 18 ( DEZOITO!!) anos. Pasmem, esse tempo todo pra apenas 7 km de linha. Surreal!! Qdo chego a estação que, supostamente, faria o trajeto, avisto uma fila gigantesca e a passarela do metrô completamente vazia. Fila, obviamente, pois todos que estavam indo ao jogo queriam desfrutar do tãããão anunciado metrô, novidade na cidade!! Meus "colegas de fila" me informaram que o metrô que tinha inaugurado anteontem tinha sido uma farsa.. Os únicos dois vagões nao estavam abertos a população e apenas aos que tivessem uma pulseirinha (vip???). Conclusão, uma fila quilometrica pra tentar pegar um ônibus com a tarifa de R$ 20,00 (VINTE REAIS ) pra fazer um percurso de aproximadamente 4 km. E o brasileiro que nao desiste nunca, ri da própria desgraça brincando que é o padrão Fifa em Salvador. Desculpa escancara-los a mais banal realidade; nada mais é que o absurdo do descaso dos governantes para com a populaçao, depois de DEZOITO ANOS pagando e esperando por esse meio de transporte, que lhes pertence por direito. Os governantes então, disfarçam e fingem que está pronto pra se gabarem num evento como este, anunciando em pompa e circunstancia numa inauguraçao MENTIROSA para o metrô mais caro do mundo. Que ficassem quietos, nao forjassem essa inauguracao e nao fizessem, MAIS UM VEZ, o povo de idiota se deslocando pra tal estaçao de metrô pra NADA. Chora Brasil!! Bom, mas tudo é questão de ponto de vista, opinião e aceitação.. E pra vc, ta bom do jeito que está? O MEU PROTESTO, DEFINITIVAMENTE, SERÁ NAS URNAS E O SEU???", escreveu ela na legenda da imagem. 

Salvador (Foto: Reprodução/Instagram)
Mesmo liberado para a população em fase de testes, chamada de Operação Assistida, os 7,3 quilômetros de percurso ainda não estão completamente disponíveis. O trecho de acesso a uma das estações, no Retiro, está concluída, mas só vai operar a partir de julho - quando as linhas e a plataforma passarem por testes.

ARRASTAPÉ: Mastruz com Leite e Mala sem alça


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Atrações locais e nacionais vão fazer a festa de Utinga, cidade localizada na Chapada Diamantina, a 350 km de Salvador, entre os dias 20 e 23 de junho.
O arrastapé terá muito xote, baião, comidas e bebidas típicas, brincadeiras folclóricas e ruas decoradas com bandeirolas, balões e bandeiras do Brasil, afinal é época de copa do mundo e o nordestino vai reunir suas duas paixões: forró e futebol.
A festa começa na sexta-feira, 20, quando Mastruz com Leite sobe ao palco para fazer o público dançar agarradinho aproveitando o frio da chapada. Nos dias seguintes terão atrações como Tayrone Cigano, Mala 100alça & Nara Costa e Amado Batista, já confirmados para comandar os festejos juninos do município, que acontecem na Praça Antônio Muniz, no centro da cidade, devidamente decorada com motivos juninos.
Além dessa praça, mais dois locais estão preparados para receber as manifestações artísticas e culturais da região: o Palco Raízes, na Praça Padre João Ramos Marinho, que valoriza a cultura local, tem apresentações de artistas da região, assim como no Largo da Juventude, onde terá a quermesse com comidas típicas juninas, onde não vai faltar a cachaça Cabeceira do Rio, produto de exportação, referência da região.
Além disso, quem percorrer as ruas da cidade ainda vai contar com o colorido das quadrilhas, com seu compasso ritmado. São aproximadamente 15 grupos, incluindo os grupos das escolas, dos bairros e dos povoados.
Cinco delas participam do concurso que acontece no Palco Raízes: Vida Ativa, Clemente Mariani, Belarmino Nery, Riachão e Cabeceira do Rio, com direito a torcidas que se revezam para prestigiar a sua quadrilha preferida.
Como Chegar:
O motorista começa sua viagem, saindo de Salvador pela BR324, até Feira de Santana e de lá passa para a BA 242 e depois vai para a BA 142 até Utinga.
Confira a programação:
20/6 (sexta-feira) – Mastruz Com Leite
21/6 (sábado) – Tayrone Cigano
22/6 (domingo) – Mala 100Alça & Nara Costa
23/06 (segunda-feira) – Amado Batista

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Edital diz que candidato com espinhas não pode concorrer a concurso da PM

​Polícia Militar da Paraíba
Interessados em fazer o concurso que vai selecionar novos membros para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba devem atentar para alguns detalhes bastante específicos presentes no edital do certame.
Conforme o edital, o candidato que optar concorrer a uma das vagas desse concurso, não pode ter fobias, hepatite, estrabismo, saúde bucal comprometida, alargador na orelha, diabetes e até mesmo espinhas. Sendo mulher, não pode ter cistos no ovário.
Homens que tenham apenas um testículo podem concorrer, desde que ele esteja no local correto do corpo.
O coronel Marcos Alexandra de Oliveira Sobreira, presidente da comissão coordenadora da Polícia Militar da Paraíba, disse que o candidato deve ser aprovado em seis fases para conseguir a vaga disputada e explicou porque o edital tem que ser tão específico nos critérios relacionados à saúde dos concorrentes.
“Depois da prova escrita, ainda há as avaliações psicológica, médica, física e social. É importante que o candidato entre na PM completamente saudável para não gerar custos com faltas, atestados ou prejudicar a efetividade do trabalho na equipe”, falou.
Obviamente, isso é totalmente diferente do profissional que adquire a doença depois que entrou na corporação, quando, nesse caso, ele receberá toda a assistência necessária.
O edital é a ‘lei do concurso’. Ele pode estabelecer tudo o que for necessário ao candidato e à administração, desde que de forma isonômica e que não esteja de encontro ao que é estabelecido em lei no País.
O concurso da PM e dos Bombeiros recebe inscrições até às 23h59 deste domingo (15).
Portal Correio

Deslizamento de terra atinge e arrasta carros na orla de Natal

​Deslizamento aconteceu na avenida Dinarte Mariz (Foto: Léo Carioca/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Um deslizamento de terra atingiu e arrastou carros na tarde desta sexta-feira (13) na Avenida Dinarte Mariz, mais conhecida como Via Costeira, em Natal. A Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (Ceged) registrou a ocorrência por volta das 14h20, no trecho da Praia de Miami, na Zona Leste.
Pelo menos quatro carros e uma motocicleta foram atingidos pelo deslizamento. O trânsito foi bloqueado no local, o que causou congestionamento ao longo da avenida. As delegações de México e Camarões estão hospedadas em hotéis que ficam ao longo da Via Costeira, mas não tiveram o itinerário alterado em razão do deslizamento.
Isso porque as delegações voltarão aos hotéis pela Avenida Engenheiro Roberto Freire e não precisarão passar pelo local do deslizamento. O Corpo de Bombeiros enviou uma equipe para realizar o atendimento no local, mas não há registro de feridos.
Estão sendo registradas chuvas desde o início da manhã desta sexta-feira (13) em Natal. As precipitações estão causando alagamentos e transtornos na cidade.
Deslizamento atingiu e arrastou carros na avenida Dinarte Mariz, em Natal (Foto: Lorena Barros/G1)
Deslizamento atingiu e arrastou carros (Foto: Lorena Barros/G1)




Pacotão: mico de Casillas, golaço de Van Persie e defesaça de Bravo

Quando Blind levantou a cabeça e, com uma precisão incomum, colocou a bola na cabeça de Van Persie, os espanhóis mal sabiam o que estava por vir. O camisa 9 não só marcou um golaço, como abriu caminho para uma das derrotas mais humilhantes dos atuais campeões mundiais. O peixinho por cobertura do holandês foi o destaque do segundo dia da Copa do Mundo. O mais bonito gol dos 13 marcados até agora. 
Robin van Persie comemoração gol Espanha x Holanda (Foto: Getty Images)Voo de Van Persie foi destaque no segundo dia da Copa (Foto: Getty Images)
Mas os três jogos desta sexta-feira ofereceram mais. Van Persie fez mais. Aproveitou uma grande bobeada de Casillas, que rendeu ao goleiro espanhol o título de maior mico dos três jogos. O que o craque laranja fez, Fernando Torres não conseguiu. Perdeu gol feito e desperdiçou chance de diminuir o vexame para sua equipe, já nos minutos finais. Mas o dia não foi feito somente da vitória holandesa. No duelo que encerrou a sexta-feira da Copa do Mundo, Mena saiu com o melhor drible, e Bravo fez a defesaça da rodada. Confira os principais destaques:
headers Copa 2014 GOLAÇO (Foto: infoesporte)



 
Um lançamento da linha do meio-campo seguido de um peixinho quase fora da área. O início da goleada holandesa veio com o gol mais belo da Copa do Mundo até agora. Quando Blind recebeu pelo lado esquerdo, quase na linha que divide o gramado, Van Persie já corria entre os zagueiros espanhóis. A bola do lateral terminou na cabeça do camisa 9, que encobriu Casillas. Um golaço que apenas começava o pesadelo dos espanhóis. 
headers Copa 2014 GOL PERDIDO (Foto: infoesporte)

 
A goleada já estava consolidada, mas Fernando Torres teve a chance de amenizar a humilhação para a Espanha. O atacante entrou na vaga de Diego Costa e, aos 46 minutos do segundo tempo, quando a atual campeã do mundo já perdia por 5 a 1, Pedro puxou rápido contragolpe pela direita e tocou para o camisa 9 espanhol, pela esquerda. Era só completar para o gol. Entretanto, o atacante preferiu tentar o drible e perdeu a bola para De Vrij. Perdeu ótima oportunidade de fazer o segundo da Espanha e levou o título de gol mais perdido do dia.
headers Copa 2014 DRIBLE (Foto: infoesporte)

 
O dia foi de jogadas e gols bonitos, especialmente da Holanda sobre a Espanha, mas só Mena conseguiu deixar o adversário no chão. Aos 32 minutos do primeiro tempo da vitória por 3 a 1 contra a Austrália, o jogador santista recebeu em velocidade pela esquerda e deu belo corte no lateral Franjic, que deu o carrinho e seguiu viagem na tangente. Longe do adversário. O lance não originou perigo para o gol de Mat Ryan, mas com sua rapidez, o meia chileno levou o selo de drible mais bonito do dia.
headers Copa 2014 DEFESAÇA (Foto: infoesporte)




 
Comparar uma grande defesa à de Banks na cabeçada de Pelé, no duelo entre Inglaterra e Brasil, pela Copa de 1970, é um dos grandes clichês do futebol, mas é uma boa forma de ilustrar o que Bravo fez na Arena Pantanal. O Chile sofria uma pressão perigosa da Austrália e via sua vitória ameaçada no começo do segundo tempo. Aos 10 minutos, Bresciano pegou de primeira um cruzamento vindo da esquerda, mas o goleiro chileno foi mais rápido. Caiu bem no canto esquerdo, evitou o gol e ganhou o selo de defesaça do segundo dia da Copa do Mundo
headers Copa 2014 MICO (Foto: infoesporte)


 
Um domínio errado e a tentativa desesperada de alcançar o adversário. O quarto e o quinto gols sofridos pela Espanha foram símbolos do vexame da equipe e ficaram marcados pela imagem constrangida de Casillas, potencializada peloslowmotion das câmeras da Fifa. A derrota parcial por 3 a 1 ainda dava esperanças para os espanhóis, mas Sergio Ramos resolveu recuar para o goleiro, que entregou nos pés de Van Persie e viu a humilhação sendo construída. Pouco depois, o camisa 1 caiu no chão duas vezes, em um ato de desespero, que terminou com as redes balançando. Selo de mico para o marido de Sara Carbonero.
headers Copa 2014 SARRAFO (Foto: infoesporte)


 
Há quatro anos, contra a mesma Espanha, a imagem do pé de De Jong no peito de Xabi Alonso rodou o mundo como símbolo da final da Copa de 2010, marcada pelo jogo ríspido. Nesta sexta-feira, o volante holandês voltou a se destacar, e pelo mesmo motivo. Mesmo com várias outras jogadas violentas, De Jong levou o selo de sarrafo do dia quando, aos 14 minutos do primeiro tempo, ignorou a bola e deu cotovelada em Busquets.
headers Copa 2014 ATOR (Foto: infoesporte)



 
Fred ganhou um forte concorrente como grande ator da Copa do Mundo até agora. Aos 14 minutos do segundo tempo do duelo na Fonte Nova, Diego Costa e o zagueiro Indi se estranharam. O brasileiro deu uma leve cabeçada no adversário. Foi o suficiente para que o holandês desabasse, como se tivesse sido nocauteado por um lutador profissional. 

NA ESTRADA DA VIDA

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

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